
Registro da manhã deste domingo feito pelo leitor Angelo Spolaor
Depois de enfrentar o dia mais quente do ano, quando os termômetros marcaram 38,6° C, um temporal avançou, no final da manhã deste domingo, pela região centro do Estado. O meteorologista Gustavo Verardo explica que, na região da Campanha e Oeste do Rio Grande do Sul, o vento estava mais forte. Em Uruguaiana, por exemplo, chegou a alcançar 107 Km/h. Quando chegou na Região Central, perdeu força. Em Santa Maria chegou a 65 Km/h.
Apesar de não ter sido registrado muitos estragos, o cenário assustou os santa-marienses que registraram o céu escuro (veja uma galeria abaixo). Em cerca de uma hora, a temperatura caiu 14ºC em Santa Maria:
- Até então Santa Maria registrava 34ºC. Quando começou o temporal, em uma hora, baixou para 20ºC. Isso foi entre 11h e meio-dia - explica Verardo.
O meteorologista explica que, a segunda quinzena de dezembro deve ser mais chuvosa do que a primeira.
Até o começo da tarde de domingo, tanto a Defesa Civil municipal e regional, quanto os Bombeiros não haviam registrado nenhuma ocorrência grave em função da chuvarada. Os números para solicitar atendimento são: 193, 153 e 199.
O corpo de bombeiros informou que a árvore caída na rua foi retirada pela equipe por volta do 12h.
A previsão para a semana é de tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas, chuvas típicas de verão (mais forte em um bairro e menos em outros) e dias com sensação de ar abafado. A temperatura deve variar entre 28º C e 31º C.
NA REGIÃO
Nos 53 municípios próximos a Santa Maria, atendidos pela Defesa Civil regional, não houve registro de ocorrência grave, segundo informou o segundo o coordenador, major Gerson Freitas.
_ O alerta continua, estamos monitorando os municípios, a chuva e o vento forte passaram por cima de Santa Maria. A frente fria chegou pela Fronteira-Oeste, onde choveu bastante e, aqui, a chuva já enfraqueceu. Agora, está subindo para as regiões Norte e Leste _ comentou Freitas.
No Estado, uma pessoa morreu durante uma festa em Esteio, na Região Metropolitana. Com a força do vento, o palco montado no Parque de Exposições Assis Brasil desabou e acabou atingindo o DJ Kaleb Freitas.
ENERGIA ELÉTRICA
O vento também causou transtornos na rede de distribuição de energia elétrica. Uma moradora da Rua Passo dos Weber, no Bairro Chácara das Flores, contou que por volta das 10h deste domingo, um fio de alta tensão caiu e causou a morte de dois cachorros que assavam por ali na hora na queda. Ainda de acordo com a moradora, a empresa Rio Grande Energia (RGE) colocou cones e uma faixa de isolamento no local, mas muita gente continuava passando por ali. Até o fechamento da edição, a empresa não tinha realizado o conserto.
Outra moradora do Bairro Juscelino Kubitscheck, estava apreensiva com um poste que ladeou para o lado da casa da mãe dela, na Rua Pessegueiros, na Vila Prado. Os vizinhos amarraram o poste a uma árvore. Dona Vivaldina do Amaral, de 69 anos, que mora na casa, disse que a equipe esteve no local, mas disse que a estrutura não oferecia risco. Mesmo assim, ela desocupou a sala, com medo que o poste caísse ali.
Em nota, a assessoria da RGE disse que as cidades mais atingidas eram Uruguaiana, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Cruz Alta e o entorno de Santa Maria. A assessoria informou à reportagem que as equipes fizeram uma varredura em todos os locais com registros de estrago e que, como a empresa esteve nos locais relatados, os moradores estavam seguros.